Conheça

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Saiba mais e tire dúvidas sobre os concursos que a Global Concursos Públicos participa.

É importante ler o edital dos concursos?

Sim. O candidato que lê atentamente o edital terá vantagem em relação aos outros inscritos. Afinal, esse documento é a lei que rege o processo seletivo e dita os direitos e os deveres tanto da instituição organizadora quanto dos participantes. Pelo edital, é possível conhecer as formas de inscrição, os tipos de avaliações aplicadas, os critérios de classificação e o prazo para recursos.

Além da internet, como posso receber informações e esclarecer dúvidas sobre Processos Seletivos e Concursos Públicos?

O candidato poderá obter informações na Central de Atendimento da Global, por meio do telefone (11) 5181-4939. Entretanto, não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados.

Não fui classificado no concurso. Ainda assim, gostaria de saber minha pontuação. Isso é possível?

A Global Concursos Públicos publica em edital as notas de todos os candidatos que participaram do concurso público, bem como a sua classificação.

Porque todos os documentos disponibilizados no site da Global Concursos Públicos estão no formato PDF?

Dessa forma, essa opção resguarda a fidelidade dos documentos divulgados e garante maior segurança ao processo.

Após ser aprovado, como o candidato é informado da posse no cargo para o qual prestou o concurso?

Os questionamentos e comunicados sobre a convocação e a contratação após a homologação do resultado final do concurso
público são de responsabilidade do órgão contratante. A Global Concursos Públicos é responsável apenas pela realização das provas do concurso e divulgação dos resultados finais classificatórios.

Existe alguma bibliografia específica que possa ser utilizada para estudar para um concurso público?

A Global Concursos Públicos não indica bibliografia para os concursos públicos que realiza. Os objetos de avaliação constam do edital de abertura.

Como faço para abrir os arquivos disponibilizados no site da Global Concursos Públicos?

Para abrir os arquivos é necessário ter instalado no seu computador o programa Acrobat Reader, obtido gratuitamente na página www.adobe.com.br.

Quais documentos são aceitos como títulos nos concursos em que há a fase de avaliação de títulos?

Em cada concurso, os títulos exigidos e sua pontuação, será estabelecido em edital de abertura.

Como devo proceder para me inscrever em um processo seletivo pela internet?

Ao acessar o site da Global Concursos Públicos, é preciso, inicialmente, fazer o cadastro com as informações pessoais, no link Página de Inscrição. Após essa etapa, os candidatos devem efetuar a inscrição no certame em si, indicando o cargo, a cidade de realização das provas e a localidade de vaga.

O que acontece se o candidato inscrever pela internet, mas não efetuar o pagamento da taxa?

As inscrições somente serão deferidas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido em edital. Caso o pagamento não seja efetuado, a inscrição não será homologada, sendo cancelada automaticamente.

Fiz minha inscrição via internet. Como obtenho o comprovante de inscrição?

Após o preenchimento de todos os dados cadastrais, será automaticamente disponibilizado em tela a opção para impressão para que o comprovante seja impresso.

O candidato que recebe isenção da taxa de inscrição está automaticamente inscrito no concurso?

Não. Ao serem beneficiados com a isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, muitos candidatos acreditam que estão automaticamente inscritos nos concursos e processos seletivos. Esses dois processos, no entanto, são independentes. Mesmo quem recebe isenção deve se inscrever normalmente, como os demais candidatos aos processos seletivos, ficando facultada a análise das informações junto aos órgãos competentes que comprovem a informação de isenção. Após esta análise a inscrição poderá ser deferida ou indeferida.

É possível fazer a inscrição para mais de um cargo em um concurso público?

Sim. Desde que não haja intersecção entre os períodos de aplicação das provas para os cargos pretendidos. Nessa situação, o candidato deve ficar atento para ter certeza se efetuou todo o procedimento de inscrição em cada um dos cargos a que deseja concorrer.

Qual o procedimento para obter atendimento necessidade especial?

Além de declarar-se portador de deficiência no ato da inscrição, o candidato deverá encaminhar à Global Concursos Públicos, obedecendo rigorosamente as datas estabelecidas no edital do concurso em questão, laudo médico original ou cópia autenticada, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como à provável causa da deficiência.

A Global Concursos Públicos oferece provas em braile?

Sim. Além de oferecer provas em braile, ledor, provas ampliadas (100%) e super ampliadas (300%) para os portadores de deficiências visuais, a Global Concursos Públicos oferece, em cada certame realizado, o fiscal intérprete em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e leitura labial, quando solicitado. Há ainda atendimento especial para grávidas e lactantes, candidatos com dificuldade de locomoção, dislexia, entre outros

Uma candidata pode amamentar durante a realização das provas?

Sim. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar condição especial, deverá levar um acompanhante maior de idade, que ficará em sala reservada para essa finalidade e será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará as provas.

Como o candidato toma conhecimento dos locais e os horários das provas?

Os locais e os horários de realização das provas são publicados no site da Global Concursos Públicos (www.globalconcursos.org.br), conforme estabelecido em edital. Vale ressaltar que são de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

Que documentos o candidato deve apresentar no dia de provas?

O candidato deverá comparecer aos locais de prova munido do documento original de identidade com foto, e de caneta esferográfica com corpo transparente de tinta azul ou preta.

Que procedimento deve tomar o candidato que não estiver com o cartão de confirmação de inscrição?

Apenas a apresentação do documento original de identidade é obrigatória.

Quais são os documentos de identidade aceitos pela Global Concursos Públicos?

Serão considerados documentos de identidade: Cédula Oficial de Identidade (RG); Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe (CREA, CRA e outros); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Carteira de Motorista com foto ou Passaporte. Sendo que o comprovante de inscrição e o comprovante de pagamento não terão validade como documento de identidade.

Perdi meu documento de identidade, posso apresentar minha certidão de nascimento?

Não. Certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegíveis, não- identificáveis e/ou danificados não são aceitos como documentos de identidade.

Caso o candidato esqueça o documento de identidade, ainda assim poderá realizar as provas?

Não. Neste caso, ele será automaticamente eliminado do certame.

Como deve agir quem perdeu os documentos na última hora?

O candidato impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial (boletim de ocorrência). Este registro deve ser expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados e de assinaturas em formulário próprio para sua aceitação.

Devo chegar ao local de provas com quanto tempo de antecedência?

É recomendado comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início.

O que o candidato pode e o que não pode levar nos dias de prova?

No dia da realização das provas, não será permitido ao candidato entrar ou permanecer no local de exame portando arma(s), mesmo que possua o respectivo porte; portar ou utilizar lapiseira, canetas “marca texto”, canetas que não possuem corpo transparente, corretivos líquidos, régua ou qualquer outro objeto diferente do especificado em edital; aparelhos eletrônicos (agenda eletrônica, bip, gravador, notebook, Pager, palmtop, receptor, telefone celular, walkman, MP3 Player, Tablet, Ipod, relógios com banco de dados, relógios digitais) e outros equipamentos similares, bem como protetor auricular, óculos escuros e itens de chapelaria, como gorros e bonés. Esses objetos devem ser deixados em casa, uma vez que não será permitido o acesso às salas de provas com os mesmos e o descumprimento desta instrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

O que acontece se, no dia das provas, o candidato levar o celular ou outro item não permitido?

Para evitar algum possível transtorno durante a realização da prova, a Global Concursos Públicos oferece aos candidatos uma embalagem específica para que o candidato lacre todos os acessórios até que termine a prova e deixe o local de prova. Essa embalagem somente poderá ser aberta após a saída do local de prova.

Quanto tempo depois do início da prova o candidato poderá entregar a folha de respostas?

O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por um período mínimo previsto no edital de abertura do certame.

O candidato pode levar o caderno de questões para casa? É permitido anotar as respostas?

O candidato poderá se retirar do local de realização das provas levando o caderno de provas, no decurso dos últimos trinta minutos anteriores ao horário determinado para o término das provas. Também é disponibilizado gabarito destacável para preenchimento.

Quem não puder realizar as provas na data estabelecida no edital, por motivo de doença, por exemplo,

Não haverá segunda chamada para a realização de provas. O não- comparecimento implicará a eliminação automática do candidato.

Como são selecionados os fiscais e chefes de sala?

A Global disponibiliza um banco de dados de prestadores de serviço que passam por avaliação de cadastro e treinamento sobre procedimentos de aplicação de provas e relações interpessoais. Os coordenadores, passam por uma bateria de testes, tanto escritos quanto orais, e são submetidos a um curso de formação.

Quais são os cuidados da Global Concursos Públicos em relação ao sigilo das provas?

Em relação a processos de segurança na confecção das provas de concursos, processo seletivos e vestibulares, a Global Concursos Públicos tem investido muito nos últimos anos, implementando mecanismos de controle interno e externo que incluem: criação de software de embaralhamento de itens e geração automática de tipos de provas diversificando os gabaritos, com esse procedimento eleva-se o nível de segurança das informações, controle rigoroso da equipe e dos ambientes em que se manipula material sigiloso, restrições severas quanto ao uso de equipamentos eletrônicos em ambientes de prova, desidentificação de material sigiloso ainda nas salas de aplicação, escaneamento de folhas de respostas e de textos antes da correção de modo a se preservar os originais e transparência na divulgação de resultados.

Como é o processo de correção de provas discursivas e de redação de concursos e processos seletivos da Global Concursos Públicos?

A sistemática de avaliação das provas discursivas ou de redação é estabelecida no edital de cada concurso. Normalmente, há uma avaliação de conteúdo e uma avaliação de forma. Essas duas avaliações, por meio de fórmula estabelecida em edital, entram na composição da nota do candidato na prova discursiva. Via de regra é constituída uma banca avaliadora. As bancas são compostas por especialistas no assunto abordado na prova discursiva. Aliado a isso, há uma sistemática de desidentificação das respostas dadas às provas discursivas, de forma que a banca avaliadora não sabe a quem pertence a prova que está sendo corrigida.

Em que momento o candidato pode interpor recursos?

O candidato que desejar recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas disporá de, no mínimo, dois dias para fazê-lo (prazo recursal conforme edital), a contar do dia subsequente ao da divulgação desses gabaritos.

SAC – Serviços de Atendimento ao Candidato

SAC: (11) 5181- 5084 - (11) 5181 – 4139
Email: contato@globalconcurso.org.br

Caixa Postal da Grupo Global Nº 79501

CEP 04711-130